A acupuntura é um método de tratamento originado na medicina tradicional chinesa. Esta prática consiste em introduzir agulhas metálicas em determinados pontos do corpo que possuem energia vital (denominada pelos chineses como Qi), com o intuito de aliviar ou anestesiar sintomas como náuseas, dores lombares ou estresse, por exemplo. Segundo a medicina oriental, quando se estimula esses locais de energia vital, há uma melhora significativa das funções dos órgãos, o que permite que o corpo reestabeleça o funcionamento normal. Alguns especialistas afirmam que esta técnica milenar tem efeitos no sistema nervoso central, o que regula os níveis de dor.

Dentre os inúmeros benefícios da acupuntura, está o alívio e prevenção de de dores de cabeça, também conhecidos como cefaleia. Além disso, ela possui efeitos anti-inflamatório e analgésico e também é considerado um relaxante muscular. Para as mulheres que sofrem muito com os períodos pré-menstruais, a acupuntura é recomendada porque tem efeitos sobre os neurotransmissores endógenos, o que ajuda a controlar os sintomas comuns dessa época.

Para aqueles que sofrem de lombalgia, dores agudas e crônicas na lombar, a acupuntura é recomendada porque evita o consumo de analgésicos, o que pode sobrecarregar o fígado. Porém, a lombalgia é apenas uma das dores que pode ser tratadas pela acupuntura. Hérnias de disco e dores musculoesqueléticas também podem ser cuidadas com esta técnica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *